Notícia

TRT-RJ

TRT-RJ: especialista recomenda estudo já, por entender que concurso é certo

TRT-RJ
A orientação da especialista em concursos públicos Claudete Pessôa é que os interessados em ingressar no TRT-RJ já iniciem a preparação, tendo em vista as declarações do novo presidente do órgão, desembargador Fernando Antonio Zorzenon. Segundo ela, é natural, antes de um órgão anunciar um concurso, fazer o levantamento de dados sobre a carência. Contudo, a especialista acredita que, apesar da cautela, Zorzenon já mostrou real necessidade de concurso público.
 
“O presidente do TRT-RJ demonstra cautela, mas já se posiciona quanto à real necessidade de novas contratações. Entretanto, precisa, claro, respeitar as determinações dos órgãos colegiados de hierarquia superior. De forma muito acertada, demonstra que, com base nos dados alcançados, buscará a mudança necessária para que a população tenha um bom atendimento. Para tanto, se faz necessária a criação de novas varas e a consequente contratação de novos servidores públicos.”
 
Claudete Pessôa alertou ainda para o grande número de aposentadorias que o tribunal deve ter, consequência da nova reforma previdenciária. Elas, segundo a especialista, certamente apontarão para um concurso, já que haverá grande déficit de pessoal nas varas. 
 
“Estou no serviço público há 22 anos, e vivi todas as reformas passadas. Sempre ocorre uma enxurrada de aposentadorias de servidores assustados em perder mais, ou seja, aqueles que já possuem condições de aposentadoria voluntária e ficam protelando para percepção de abono de permanência. Nesses momentos de reforma, eles temem o pior e resolvem se aposentar de imediato. Acredito que isso novamente acontecerá este ano, e não terá como os órgãos colegiados regulamentadores sustentarem a proibição de contratação por muito tempo, pois se hoje já existe uma carência, isso se agravará.”
 
Por isso, a recomendação da especialista é de estudo para as milhares de pessoas que sonham com o TRT-RJ. “Diante dos dados apresentados, é muito provável que o concurso público seja realizado no final do segundo semestre e, ainda que seja no início de 2018, o candidato que deseja sua vaga no TRT-RJ não deve esperar. A antecipação dos estudos é fundamental para estar entre os primeiros colocados, principalmente depois de o presidente sinalizar que o edital não sofrerá grandes mudanças. Este é o tempo perfeito para dar início ao seu projeto de conquista. Não se engane, o concurso será realizado, ainda na referida gestão (biênio), e somente os verdadeiramente preparados conquistarão a tão sonhada vaga. Quem estará preparado? Aqueles que iniciarem os estudos de imediato, com base no último edital.”
 
Fonte: Folha Dirigida