Detalhes

Concurso IFF - Instituto Federal Fluminense

IFF - Técnico em Assuntos Educacionais TAE - 90 Horas

Teoria

Pacote Teórico - 90 horas De: R$686,00
Por: R$583,10
ou 12x de R$48,59
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IFF - Acessibilidade - Professor André Garcia - 4horas Investimento:
Por: R$40,00 ou 3x de R$13,33
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IFF - Conhecimentos Específicos para o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais - Professoras: Márcia Gil e Maria Leão - 15horas Investimento:
Por: R$118,00 ou 6x de R$19,67
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IFF - Direito Constitucional - Professor André Garcia - 2horas Investimento:
Por: R$40,00 ou 3x de R$13,33
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IFF - Estatuto da Criança e do Adolescente - Professora Claudete Pessôa - 8horas Investimento:
Por: R$56,00 ou 3x de R$18,67
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IFF - Informática - Professores: Luciano Antunes e Rodrigo Ribeiro - 17horas Investimento:
Por: R$119,00 ou 6x de R$19,83
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IFF - Língua Portuguesa - Professores: Pedro Henrique e Tatiana Rodrigues - 24horas Investimento:
Por: R$168,00 ou 6x de R$28,00
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IFF - Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos - Professora Claudete Pessôa - 15horas Investimento:
Por: R$105,00 ou 6x de R$17,50
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IFF - Organização Institucional - Professora Claudete Pessôa - 5horas Investimento:
Por: R$40,00 ou 3x de R$13,33
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Sobre o Concurso Público do INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE

Situação: Edital publicado

  •  Remuneração: até R$ 4.180,66 (E) + benefícios

  •  Data de Inscrição: 05 a 30/03/2018

  • Data da Prova: 20/05/2018, das 8:30 às 12:30

  • Banca: instituto Federal Fluminense

  • Total de Vagas: 02 para ampla concorrência e 01 para PDC

  • Taxa de Inscrição: 120,00

  •  Link para inscrição: https://concursos.iff.edu.br/

 

TEORIA EXTENSIVA ONLINE:

Curso online preparatório para o concurso público do Instituto Federal Fluminense IFF, para o(s) cargo(s) de Técnico em Assuntos Educacionais, de acordo com o último edital. Saiba como estudar e revisar matérias do seu edital. Neste pacote o concurseiro tem o conteúdo exigido pela banca apresentado pelos Super Professores de forma objetiva e compacta, otimizando tempo e conteúdo, pois não basta estudar é preciso saber como estudar para concurso público, objetivo este que exige metodologia própria.

 

O Concurso Público para Técnico em Assuntos Educacionais do IFFluminense transcorrerá sob a responsabilidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IFFluminense e conduzido pela Comissão Organizadora do Concurso do IFFluminense, designada por Portaria do Reitor.

 

ANEXO V CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (disponíveis no endereço: https://concursos.iff.edu.br/, a partir de 01/02/2018)

 

Os professores, especialistas em concurso público, apresentam os tópicos de cada matéria do seu edital, não necessariamente todos, mas com certeza conteúdo necessário para uma excelente preparação para gabaritar a prova. Além disso, orientam como estudar, dando dicas de procedimentos para otimizar o conhecimento.

 

Nosso curso preparatório para concurso público é completo e possibilita a aquisição do preparatório completo (teoria extensiva + revisaço online/treinamento total) ou ainda a aquisição em separado dos pacotes extensivo ou de revisão. Outra possibilidade para nossos alunos é a aquisição em separado das disciplinas avulsas, caso queira apenas complementar seu material com alguma matéria específica.

 

Neste preparatório você terá:

  • Orientação coaching, em vídeo, para otimização de seus estudos com a Super Coach Claudete Pessôa;

  • Aproximadamente 180 vídeos, num total aproximado de  90 horas de aulas, com 10 visualizações por cada vídeo no ambiente online (área do aluno), com acesso 24 horas por dia.

  • Acesso ao curso por 150 dias, a contar da liberação, salvo se o módulo (matéria) ainda não esteja concluído, caso em que a contagem somente será acionada após a finalização da gravação pelo professor.

  • Material em PDF para o acompanhamento das aulas.

  • Conteúdos com base no último Edital, sendo abordados os tópicos importantes para o seu concurso (não necessariamente todos) conforme avaliação dos professores. Ocorrendo a publicação de novo edital, a Direção Pedagógica concederá a atualização dos módulos já incluídos neste pacote, entretanto, matérias não previstas serão, a princípio, ofertadas em módulo complementar aos alunos que estão com os seus pacotes ativos.

 

Clique aqui para baixar, gratuitamente, as legislações.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO –

CONHECIMENTOS GERAIS PARA OS CARGOS DE NÍVEL DE CLASSIFICAÇÃO “C” E “D”, exceto para o cargo de Revisor de Texto Braille (Língua Portuguesa, Matemática, Legislação, Informática)

LÍNGUA PORTUGUESA (para os cargos de nível de classificação “C”, “D” e “E”)

a. Interpretação de textos. Tipologia e gêneros textuais. Alguns elementos constitutivos do texto: discurso direto, indireto, indireto livre, pressuposto, subentendido e ambiguidade. Intertextualidade. Coesão e coerência textuais.

b. Figuras de linguagem; funções da linguagem; variação linguística e níveis de linguagem.

c. Análise morfossintática. Semântica. Estrutura e formação das palavras. Significação das palavras, conotação e denotação, ambiguidade.

d. Pontuação; sintaxe de concordância, de regência e de colocação; emprego do sinal indicativo de crase; Reescrita de frases.

e. Paralelismo sintático e semântico.

f. Acentuação gráfica; Reforma ortográfica.

 

LEGISLAÇÃO (para os cargos de nível de classificação “C”, “D” e “E”)

CONSTITUCIONAL – André Garcia

a. Direito Constitucional: Da Administração Pública (Art. 37 a 43); Da educação, da cultura e do desporto (Art. 205 a 217); Da ciência, tecnologia e inovação (Art. 218 a 219-B).

 

NORMAS APLICÁVEIS AOS SERVIDORES – Claudete Pessôa

b. Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais: Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e suas alterações - Do provimento, da vacância, da remoção e da redistribuição e da substituição (Art. 5º a 39). Dos direitos e vantagens (Art. 40 a 99). Do regime disciplinar (Art. 116 a 142). Do processo administrativo disciplinar (Art. 143 a 182). GRAVADO

c. Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal: Decreto 1.171, de 22 de junho de1994 e suas atualizações. GRAVADO

d. Lei 8.027, de 12 de abril de 1990: Normas de conduta dos servidores públicos civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas: e suas atualizações.

e. Decreto 6.029, de 1º de fevereiro de 2007 e suas atualizações: Institui Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal. GRAVADO

 

ACESSIBILIDADE – André Garcia

g. Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000: Estabelece Normas Gerais e Critérios Básicos para a Promoção da Acessibilidade das Pessoas Portadoras de Deficiência ou com Mobilidade Reduzida.

h. Decreto 5.296 de 02 de dezembro de 2004: Regulamenta as Leis 10.048, de 8 de novembro de 2000 e 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

 

 

 

ORGANIZAÇÃO INSTITUCIONAL – Claudete Pessôa

j. Lei 10.861, de 14 de abril de 2004: Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.GRAVADO

k. Decreto 9.235, de 15 de dezembro de 2017: Dispõe sobre o Exercício das Funções de Regulação, Supervisão e Avaliação das Instituições de Educação Superior e dos Cursos Superiores de Graduação e de Pós-graduação no Sistema Federal de Ensino.

l. Portaria MEC N.º 21, de 21 de dezembro de 2017: Dispõe sobre o sistema e-MEC,sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior Cadastro e-MEC

m. Lei 11.892, de 28 de dezembro de 2008: Criação da Rede Federal de Educação Profissional e dos Institutos Federais. GRAVADO

n. Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005 e suas alterações: Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, e dá outras providências. GRAVADO

 

ECA – Claudete Pessôa

f. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990: Estatuto da Criança e da Adolescência. GRAVADO

 

INFORMÁTICA (para os cargos de nível de classificação “C”, “D” e “E”)

a. A História da Computação  Evolução do computador.  Evolução da Comunicação.

b. Sistemas de Numeração  Sistema Decimal.  Sistema Binário.  Transformação entre Sistemas de Numeração.  Bit, Bytes e Sistemas de Medidas.

c. O Computador  Principais componentes de um PC.  Hardware e Software.  Dispositivos de entrada e saída.  Dispositivos de processamento: a unidade central.  Dispositivos de armazenamento.

d. Sistema Operacional  MS Windows 7 e 10.  Linux.

e. Aplicativos  Editor de Textos: MS-Word 2010 e LibreOffice Writer 5.3  Planilha Eletrônica: MS-Excel 2010 e LibreOffice Calc 5.3  Apresentação de Slides: MS-PowerPoint 2010 e LibreOffice Impress 5.3  E-mail: Webmail e Clientes de E-mail: MS-Outlook 2010.

f. Segurança da Informação  Softwares de Proteção. Antivírus.  Firewall.  Backup.  Criptografia.

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PARA O CARGO DE TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS - Márcia Gil

 

a. Legislação e Políticas Educacionais no Brasil.  Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.  Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.  Educação Profissional.  Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.  Educação a Distância como Modalidade Educacional.  Educação Ambiental.  Educação Especial.  Ações Afirmativas.  Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA.

b. A Educação Profissional e Tecnológica no Brasil.

c. A Educação Politécnica no Brasil.

d. Didática - Referenciais teórico-metodológicos e didáticos que subsidiam a formação e a ação docente no ensino médio, na educação profissional e no ensino superior.  Planejamento, Planos de Ensino e Plano de Aula.  Tendências Pedagógicas e a Organização Escolar.

e. Projeto Político Pedagógico - Elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação.  Planejamento Participativo.

f. Projeto Pedagógico Institucional (PPI)

g. Projeto Pedagógico de Curso (PPC)

h. Currículo Escolar - concepções de currículo e a organização do currículo escolar.  Interdisciplinaridade.

i. Escola Democrática - Educação numa perspectiva emancipatória.

j. A Avaliação da Aprendizagem Escolar - teoria e prática de acompanhamento, intervenção e avaliação individual e de grupo desenvolvimento de estratégias de trabalhos em equipe interdisciplinar e multidisciplinar; análise, diagnóstico e encaminhamento das necessidades educativas dos sujeitos e do processo de ensino e aprendizagem. k. Educação Inclusiva - democratização do acesso e garantia da permanência escolar.

l. Diversidade e Inclusão - Relações de Gênero e Étnico Racial.

m. Tecnologias de Comunicação e Informação - modalidade a distância e presencial.

n. A Psicologia da Educação e sua Contribuição para a Prática de Sala de Aula. o. Relação Família – Escola – Comunidade